Todos os anos no fim de setembro a cidade de Barcelona, na Espanha, recebe vários visitantes para o maior festival de rua da região: o festival La Merce. Um dos pontos altos do festival são os incríveis acrobatas que constroem as tradicionais “torres humanas”.
Eles são conhecidos como “castellers” que pode ser traduzido como “construtores de castelo”. Como você pode imaginar, ser um casteller requer muito treino (e muitos tombos) mas se a equipe tem prática, eles conseguem construir estruturas com vários metros de altura.
A tradição começou no século XVIII, em Tarragona, quando os castellers competiam para ver que equipe conseguia construir o maior castelo humano. A tradição se manteve durante todos esses séculos e eles ainda competem da mesma forma, na frente de milhares de pessoas.
Mas construir essas torres é bem mais complicado do que se imagina. A base, conhecida como pinya, precisa ser regular e muito forte. Então as camadas do castelo começam a subir, com os membros mais fortes do grupo formando os andares mais baixos e os mais leves os andares de cima. A última pessoa que sobe na torre é conhecida como anxaneta e, normalmente, é um menino ou uma menina que acena para o público sinalizando que a estrutura está completa.
Assim como erguer a torre, desmontá-la também pode ser complicado, mas os castellers são atletas que praticam o ano todo para evitar acidentes. Eles viajam pela Europa inteira se apresentando e voltam para Espanha na temporada de LaMerce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário