Texto retirado do artigo "5 discos para entender a Chillwave" do super blog miojoindie.com e que me deu uma clareada legal sobre o estilo!
Fiquei muito curioso depois de escutar a banda da Philadelphia "WORK DRUGS" e resolvi criar o post.
Desde 2008 que um novo “estilo” vem se desenvolvendo dentro da cena alternativa. Denominado chillwave a nova sonoridade vem contando com uma série de seguidores e desenvolvedores da nova prática. Mas o que é o chillwave de fato?
O estilo na verdade se vale de bases e batidas mais relaxadas, não tão pulsantes quanto na eletrônica convencional. A ideia vem direto da musica chilllout da década de 1990 que junto do Downtempo, Trip-Hop e da Ambient Music se mostrava uma sonoridade mais tranquila, mais como uma contra resposta para as batidas enérgicas do Techno, House e outras batidas mais pulsantes na época.
A diferença no chillwave está no fato de que os produtores e músicos inspirados na sonoridade se utilizam de recortes e colagens de sons Lo-Fi. Ou seja, pegam aquela fita cassete antiga (às vezes até videotapes) isolam um determinado som e lançam isso como base para suas músicas. Com a crescente força e o retorno da musicalidade surf dentro da cena independente, muitos artistas incorporaram elementos de tal sonoridade dentro da chillwave, convencionou-se então erroneamente dizer que o estilo era uma extensão eletrônica dessa retomada dasurf music. Contudo o estilo não se limita só a isso.
Mais bandas relacionadas como Chillwave em 5 discos para entender a Chillwave
Nenhum comentário:
Postar um comentário